Saneamento básico liderado pelas comunidades apreciado no Conselho Nacional de Águas

Iniciativa visa facilitar capacitação da comunidade local para reduzir a produção de dejectos humanos ao ar livre

O Conselho Nacional de Águas apreciou esta quinta-feira [06.02.2025], em Luanda, sob orientação da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, o Programa de Saneamento Básico Liderado Pela Comunidade e Escolas – STLC, destinado a melhorar as condições sanitárias, ambientais e da qualidade de vida da população.

O referido programa propõe-se facilitar o processo de capacitação da comunidade local para reduzir a produção de dejectos humanos ao ar livre, promovendo tecnologias de saneamento apropriadas e de baixo custo, e práticas seguras de higiene sem recurso a apoios externos.

Apesar dos avanços, persistem desafios relacionados com o Orçamento disponível se comparados com os investimentos necessários para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030, insuficiente investimento em gestão, operação e manutenção de infraestruturas de água e saneamento.

O Conselho apreciou ainda o Grau de Cumprimento das deliberações e recomendações da 9ª Sessão Ordinária do Conselho. O destaque vai para a conclusão da inspecção e avaliação de 20 barragens, no âmbito do Projecto de Inventariação das Barragens, para além do suporte técnico e financeiro de organizações vocacionadas à protecção da natureza, como a The Nature Conservancy (TNC) e o Fundo Mundial para a Vida Selvagem, no âmbito da Estratégia de Protecção e Preservação de Nascentes dos Principais Rios do País.

Previous VPR orienta sessão ordinária do Conselho Nacional de Águas

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2025 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados